Site Overlay

Mindfood: comida, consciência e emoções

Mindfood é uma tendência que se baseia na relação que temos com o que comemos e como o fazemos. Alimentar-nos não é apenas comer, mas pensar nas propriedades nutricionais e benéficas para o nosso corpo, bem como o impacto que têm no nosso humor e nas nossas emoções.

Estamos vivendo a geração da consciência e da sustentabilidade, escolhendo o que comer, como e onde. Para a Organização Mundial de Saúde, um estilo de vida saudável não tem a ver apenas com alimentação e atividade física, mas também como estamos mental e emocionalmente. E toda a integridade do nosso corpo será responsável por nosso bem-estar.

O conceito de mindfood surge do jogo de palavras entre comida e mindfulness, que está em forte ascensão. Isso pode ser simplesmente definido como a capacidade de prestar atenção conscientemente à experiência do momento presente com interesse, curiosidade e aceitação. Portanto, mindfood é, em resumo, aplicar atenção plena à comida, trabalhar aqui e agora do ponto de vista da comida, o que nos torna mais conscientes de nossos desejos e necessidades.

Como era de se esperar, essa tendência está intimamente associada à alimentação vegetal, vegetariana e saudável, pois também tem a consciência e a sustentabilidade como conceitos fundadores.

Estamos cada vez mais interessados ​​em conhecer a origem dos produtos, no movimento realfooding, na sustentabilidade ou nas propriedades terapêuticas dos alimentos. Comer não é mais apenas comer, é muito mais. É um ato responsável conosco e com nosso meio ambiente. O exercício constante, assim como o cuidado com a saúde e uma atitude positiva perante a vida são complementos essenciais se quisermos usufruir dos benefícios que este conceito gastronómico pode oferecer.

São vários os restaurantes que já perceberam esta evolução e incorporando aos seus menus e conceitos culinários. Alguns, como o The Cure em Paris, se autodenominam um “restaurante de clima”; ou o restaurante australiano Serotonin Eatery, que oferece “pratos feitos com serotonina”, e ainda a rede americana Dr Smood cujo slogan é “a comida é a nova saúde”.