Site Overlay

As empresas de entrega impõem uma nova tendência: “Dark Kitchen”

A dark kitchen ou também conhecida como cozinha fantasma, é um modelo de negócio que se baseia no preparo de alimentos exclusivamente para venda no delivery. Desta forma, o restaurante dedica-se apenas à preparação e envio dos seus pratos, dispensando por completo todos os recursos que são convencionalmente utilizados para o atendimento presencial: mesas, cadeiras, louças e até pessoal como garçons, recepcionistas, etc. Assim, para o cliente, uma dark kitchen é uma empresa digital.

Este sistema de comércio eletrônico gastronômico se dá através da aliança entre uma marca de alimentos e uma empresa de dark kitchen. Este último, na sua maioria, é gerido por empresas de distribuição reconhecidas, ou seja, é coordenado de forma totalmente autônoma a marca alimentar em questão. As vendas são feitas por meio de plataformas de pedido de comida online, depois a cozinha fantasma prepara a comida e se completa com a entrega a domicílio.

As dark kitchen mudaram completamente o modelo de negócios de vendas de alimentos. E, na falta de atendimento físico ao cliente, essas empresas concentram todos os seus esforços em oferecer aos consumidores um serviço de entrega excepcional, ultra-rápido e confortável. Portanto, é uma ótima opção para restaurantes que possuem ambos os sentidos, presencial e delivery. Porque assim conseguem concentrar-se apenas na preparação da comida e na gestão do espaço físico, graças ao outsourcing total da venda até à entrega. Mas também, é uma ótima ideia para quem está iniciando na venda de alimentos, já que reduz consideravelmente o investimento inicial.

Considerando que o único ponto de contato direto com o consumidor é a entrega a domicílio, as dark kitchen devem garantir entregas eficientes e pontuais. Para isso, é importante contar com tecnologias que permitam planejar rotas de entrega, comunicar-se com as transportadoras, rastrear unidades de transporte em tempo real durante a entrega e receber feedback dos clientes assim que as entregas forem concluídas. Por isso, as grandes empresas de entrega optaram por este novo setor comercial, e são elas próprias que lideram o setor.

Algumas empresas reconhecidas que lançaram este novo modelo são DKF Gastronomic Hubs, Glovo, The Dark Kitchens Hub, Rappi, Kitchenita.

As dark kitchen são um exemplo da evolução da indústria de alimentos e bebidas além do restaurante tradicional.