Site Overlay

A arte da Confeitaria Profissional

O Pastry Chef é o profissional que tem a visão mais completa do negócio da confeitaria. No IGA , criamos este guia no qual você aprenderá qual perfil é esperado de você se quiser ser um especialista nesta área.

A confeitaria é um ramo da gastronomia que se especializa em sobremesas, como bolos, pães doces, entre outros. Desta forma, um chef confeiteiro pode ser considerado um cozinheiro ou chef de confeitaria.


Um Chef de confeitaria é treinado para pré-elaborar, preparar, apresentar e preservar uma diversidade de produtos que são feitos na empresa em que trabalha, sempre aplicando as técnicas correspondentes, zelando pela qualidade e custos estabelecidos, respeitando as normas e práticas de segurança e higiene no manuseio dos alimentos.


Um Chef de confeitaria também possui uma base de conhecimentos que lhe permite fazer desde os produtos mais simples da confeitaria, até os mais sofisticados. Essa é uma arte culinária que exige precisão, paciência e criatividade.

Você está estudando para ser um chef confeiteiro profissional?

Para ser confeiteiro é necessário estudar, quer se trate de uma carreira gastronômica com especialização em confeitaria ou cursos específicos nesta área.
No Instituto Gastronômico das Américas (IGA), desenvolvemos uma ampla oferta acadêmica na área de Confeitaria Profissional e Avançada , que conta com 20 anos de experiência e centenas de alunos que realizaram seus sonhos em nossas cozinhas.

Por que estudar Confeitaria?

  1. Desenvolvimento da criatividade. Um chef confeiteiro dedica-se a criar ou preparar diferentes tipos de sobremesas, sejam novas ou modificações das existentes.
  2. Manuseio adequado dos utensílios e elementos de confeitaria, manter e verificar se os equipamentos, máquinas, utensílios e itens de uso na confeitaria e na área de trabalho estão limpos e desinfetado.
    Tudo deve funcionar com ordem e limpeza, além disso, é necessário conhecer o manuseio de cada um dos equipamentos encontrados na padaria como fornos, batedeiras, laminadoras, etc. e se não funcionar corretamente, entre imediatamente em contato com os técnicos responsáveis pela manutenção deles.
  3. Participar da preparação dos cardápios e pedidos de matérias-primas, preparar cardápios e produtos especiais, de acordo com a necessidade do estabelecimento, considerando variáveis como custos, perfil do negócio, localização, etc.
  4. Ele também tem conhecimento para criar livros de receitas detalhados que não serão usados apenas para pagar os produtos, mas também para ter treinamento adequado e conhecimento de como o produto deve ser feito.
  5. Preparações prévias (Mise en place) e distribuição do trabalho das preparações básicas de forma que, no momento do serviço ou da produção, permitam apresentar as propostas do estabelecimento em ótimas condições.
  6. Preparar, apresentar e supervisionar preparações faz parte do seu papel são aplicadas de acordo com os produtos a serem elaborados, zelando pela sua qualidade.
  7. Empreender em confeitaria. Também é possível ter o seu próprio negócio trabalhar nele tanto como gerente ou como chef.
  8. Desenvolva uma estratégia de marketing gastronômico de acordo com os seus objetivos como empresário ou marca pessoal na área.

Vantagens de estudar Confeitaria

Realizar com certeza os seus sonhos e ir atrás do seu sucesso profissional através da formação em Confeitaria é a maior vantagem. Ao mesmo tempo, a possibilidade de viver experiências memoráveis nos diferentes locais onde poderá trabalhar como: Restaurantes, Confeitarias / Padarias, Bares, Hotéis, Cruzeiros, Escolas, Cantinas Industriais e Fábricas.

Da mesma forma, nas áreas de recepção de produtos alimentícios em lojas de varejo, atacadistas e grandes redes, confeitarias, sorveterias industriais, indústrias de panificação, entre outras.

E você, o que está esperando para se tornar um Chef de Confeitaria Profissional?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *