Site Overlay

Chef de cozinha, Consultor Gastronômico, Bartender e Professor do IGA: Lucio Manosso, menos é mais.

Com o Lúcio, Professor do IGA Mogi das Cruzes e participante do programa Bar Aberto na Band, estamos lançando uma nova seção em nosso blog: “Entrevistas IGA” onde nos conectaremos com os perfis de quem viveu experiências inesquecíveis em nossas escolas.
Lucio Manosso CHEF IGA
Entrevistas IGA: Chef de cozinha, Consultor Gastronômico, Bartender e Professor do IGA: Lucio Manosso

Para ele menos é mais. Chef de cozinha, Consultor Gastronômico, Bartender amador e autodidata, participou também da 1ª edição do Masterchef, ele é Lúcio Manosso.

1- O que te motivou a se aprofundar no mundo dos coquetéis?

Sempre gostei de misturar coisas. Além de gastronomia, também fiz faculdade de engenharia química e acabei enxergando a junção das duas coisas na coquetelaria.  Gosto de estudar o processo de produção das bebidas e combinar aromas e texturas na taça. 

2- Quais têm sido suas referências para se desenvolver como profissional na área?

Sou autodidata. Estudei coquetelaria nos livros e mais recentemente, na internet.  Hoje existem muitas fontes de qualidade sobre o tema.  Assim como na gastronomia, também ajuda conhecer o trabalho de profissionais da área, e usá-los como referência.

“Sempre lembro do brilho nos olhos e na carinha de expectativa dos alunos na primeira aula do curso.  E é extremamente gratificante ver o progresso que eles demonstram ao longo do curso e a realização dos seus sonhos.”

Lucio Manosso

3- Conte-nos sobre sua experiência como #ProfesorIGA. O que significa para você fazer parte do IGA?

Ser professor de gastronomia no IGA é compartilhar sonhos.  Sempre lembro do brilho nos olhos e na carinha de expectativa dos alunos na primeira aula do curso.  E é extremamente gratificante ver o progresso que eles demonstram ao longo do curso e a realização dos seus sonhos.  Também aprendo muito com cada um dos meus alunos.  Isso é algo que não tem preço.

4- Quais recomendações você daria aos alunos IGA que estão iniciando seu caminho no mundo do bartender?

Em primeiro lugar, estudem os clássicos.  Ali está a base de tudo.  Depois, muito estudo e muita prática.  Não tem fórmula mágica.  Uma boa atitude, sorriso no rosto e amar a profissão também são pontos fundamentais.

5- O que o motivou a se inscrever no Bar Aberto?

Já tinha participado de um reality antes (Masterchef 1ª edição), e a oportunidade de participar da seleção veio por acaso.  Acabei passando pelos processos de seleção e quando vi, estava lá dentro. 

6- Como foi sua experiência?

Foi uma experiencia incrível.  Conheci participantes talentosíssimos e apresentadores/bartenders convidados com muito conhecimento.  Aprendi muito durante as gravações. Outra coisa que é as gravações aconteceram durante a pandemia, então todo o processo foi feito dentro dos mais rigorosos protocolos de segurança.  Ficamos confinados e éramos testados contra o Covid-19 frequentemente.

7- Quais aprendizados você teve?

Aprendi a trabalhar com uma postura mais profissional atrás do balcão, sempre procurando levar a melhor experiencia ao cliente.  A coquetelaria, antes de tudo, é a arte da hospitalidade.

8- 5 palavras que definem Lucio

Criatividade, foco, organização, leveza e alto astral.

9- As 5 bebidas favoritas do Lucio

Dos coquetéis gosto dos clássicos:  Negroni, Hank Pank, French 75, Boulevardier, caipirinha.  Mas também gosto bastante de cervejas artesanais, principalmente as IPAs.

10- 5 palavras com as quais você definiria sua experiência com o IGA

Gratidão, aprendizado, realização, renovação e …. gratidão !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *