Site Overlay

O que há de melhor para as férias

Há cada vez menos tempo para comemorar e aproveitar as tão esperadas Festas. No IGA já nos preparamos para nos deliciarmos com a gastronomia tão característica desta época. Sabemos que o Natal e o Ano Novo são momentos únicos para partilhar em família e com os nossos entes queridos, mas não há dúvida que os pratos típicos ocupam um lugar muito importante esta noite.

É por isso que deixamos aqui a nossa seleção dos “compromissos para as férias”:

  1. Perú Toné

Esta receita trazida especialmente da região do Piemonte é a entrada fria mais pedida. É preparado com carne bovina como peceto ou língua e é acompanhado por um molho principal, cujos ingredientes principais são gemas de ovos, bifes de atum, óleo vegetal e anchovas. Normalmente, para reforçar o sabor, são adicionadas alcaparras.

  1. Salada russa

Mais uma entrada presente em quase todas as mesas de Natal ou Reveillon, ideais para as noites quentes de verão. A salada russa é uma salada feita principalmente de batata e outros vegetais, como cenoura e ervilha, com molho de maionese. Alguns também preferem atum ou frango desfiado.

  1. Ovos recheados

Uma opção muito fácil de adicionar às entradas são esses alimentos recheados. No caso dos ovos recheados, consiste simplesmente em retirar a gema do ovo cozido e misturá-lo com os ingredientes que mais gosta, como atum, guacamole, maionese, salsa, mostarda, etc. Uma vez feita a mistura, ela é colocada de volta no ovo.

  1. Pionono agridoce

Embora se trate de uma receita feita para várias ocasiões, nas festas está sempre presente, pela sua facilidade e rapidez e sobretudo pelo seu ótimo sabor. Ideal também para acompanhar uma noite quente. Embora existam várias opções de salgados para rechear um pionono, a mais clássica é com presunto, queijo, tomate, ovo, azeitonas e maionese. Outra ótima opção pode ser com roquefort e nozes.

  1. Matambre Enrolado

Algumas famílias preferem frio e como entrada, outras quente ou como prato principal. Mas é sem dúvida um dos pratos preferidos. O recheio mais conhecido tem cenoura, pimentão, ovo, ervilha, queijo e depois, como o próprio nome indica, é enrolado e esta grande delícia fica pronta.

  1. Leitão assado

O forte da noite. Esta receita é mais complexa que as anteriores, por isso muitos optam por encomendá-la com antecedência. Com tempo e paciência, é preparado na grelha, em forno de barro ou convencional, e o mais importante é que saia macio.