Site Overlay

Carnes de origem vegetal, indústria global que está instalada no mercado

No dia 1º de novembro, comemoramos o Dia Mundial Vegano, data que nos últimos anos tem se tornado cada vez mais importante. É notório o crescimento da porcentagem de pessoas que decidem reduzir ou eliminar produtos de origem animal de sua dieta alimentar, assim como a indústria destinada à produção desses produtos de origem vegetal.

Carne de base vegetal é um termo amplo usado para denotar produtos que têm a aparência, o cheiro e o sabor de carne, mas são feitos inteiramente de plantas e outros produtos não animais.

Vários analistas do setor de alimentos apontam que o consumo de proteínas vegetais continuará crescendo de forma constante. Estima-se que até 2023 o negócio global de substitutos alimentares de proteínas animais (carnes, leite e ovos) ultrapassará US $7 bilhões e só na Europa a demanda por proteínas vegetais aumentará 57% em apenas dois anos. Enquanto isso, na América Latina as projeções indicam que até 2030, 13% do consumo global de carnes serão produtos substitutos.

A Impossible Foods e Beyond Meat, empresa do Vale do Silício, estão posicionadas mundialmente como marcas reconhecidas na produção de hambúrgueres que surpreendentemente imitam a carne. Outro caso de impacto é a startup chilena NotCo, apoiada por Jeff Bezos, que já atua em 6 países da América e revolucionou três categorias de proteína animal simultaneamente: laticínios, ovos e carnes.

Convidamos você como chef ou apaixonado por gastronomia, a experimentar novas receitas com estes produtos inovadores para ser competitivo e acompanhar a procura. É por isso que no IGA pensamos especialmente nas aulas, dentro do nosso minicurso de Cozinha Vegana, onde você aprenderá a confeccionar pratos incríveis com carne vegetal desfiada e caramelizada, anticuchos peruanos, carne vegetal de frango, entre outros.