Site Overlay

Como usar os licores na cozinha?

Um toque de licor pode fazer com que o sabor do seu prato seja ressaltado maravilhosamente, ou então poder torna-lo muito desagradável. Mesmo que seja para marinar, preparar salsas que complementam as proteínas, ou para flamear frutas, é importante que você fique sabendo para que serve cada tipo de licor nas preparações.

O costume do uso do álcool na cozinha é muito antigo, portanto não é por mera coincidência conseguir tê-lo como ingrediente nas receitas das grandes gastronomias do mundo (Chinesa, Francesa, Italiana, entre outras). E para que um prato adquira uma nova dimensão pode ser necessário apenas um toque de licor adequado.

Se você deseja se aventurar e incluir o álcool nas suas receitas, deve se levar em consideração o ingrediente principal do seu prato, e deve se buscar um licor que completamente a receita, e não um que a apague. A partir de então, você pode dar asas a sua imaginação e combinar os ingredientes para poder criar deliciosos pratos.

O vinho, por exemplo, é um dos licores mais utilizados na cozinha. Para cozinhar, um vinho não deve ser necessariamente caro, mas poder ser permitido utiliza-lo em suas preparações. O que sim deve ser levado em consideração é a sua qualidade, pois o que se deseja ao final, é o sabor natural do vinho presente na sua preparação e não a sua acidez desagradável.

A diferença entre o vinho tinto e o vinho branco é vital para o momento de ser incorporado em uma receita. Um robusto tinto pode ser empregado quando você vá preparar um clássico estofado francês, algum tipo de salsa suculenta ou para marinar carnes vermelhas. Por outro lado, um delicado vinho branco é ideal para a preparação de peixes ou frango, assim também como as salsas que são os acompanhamentos.

Outro licor muito popular na vida cotidiana e na cozinha, é cerveja. Apesar de seu baixo teor alcoólico, a cerveja é também muito utilizada na cozinha, especialmente na preparação das receitas que precisam de água. Seu suave sabor, faz com que ela seja adequada para preparação de frutos do mar, salsas entre outras.

Outra bebida utilizada, é o brandy, também utilizada, mesmo em doses muito pequenas devido ao seu indiscutível forte sabor. Geralmente utilizado para ser flambeado. Você pode utilizar em preparações de doces, tipo bolachas, tortas, crepes, entre outros.

Outro licor que talvez apareça nas suas receitas é o Cointreau, que é muito utilizado na preparação dos doces. Usualmente flambeado, pois serve apenas para deixar presente u ligeiro sabor de laranja.

Estes são alguns dos centos de licores que podem ser utilizados, apenas você deve sempre levar em consideração a compatibilidade dos ingredientes. Por exemplo, não queira cozinhar um delicado peixe com um robusto vinho tinto. É uma questão de você se atrever e tentar. Pois pode ser que você termine com pratos deliciosos !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *