Site Overlay

Me formei em chef, e agora ?

O sonho de todo estudante é ter finalmente o seu certificado. Mas o que acontece uma vez que você já tenha concluído a etapa de estudos e concluído a formação ?

Uma vez que o estudante já tenha concluído é tempo de continuar aprendendo e crescendo, mas agora como profissional, o conhecimento é uma coisa que nunca deve ser retido e com o passar dos anos e das horas na cozinha vão acumulando pequenos segredos que podem fazer a diferença entre um bom prato e um prato de excelência mundial.

Alguns são afortunados e não passam por essa transição, ao terminar os estudos, pois dão um grande passo na área profissional durante o curso. Dependendo do ponto de vista a situação te coloca de corpo a corpo inserido dentro do que é um ambiente de trabalho, mas também poderá te engessar no que diz respeito a sua maneira de pensar e almejar um algo mais. Certas oportunidades de começar a ter um salário profissionalmente, pode fazer com que você se esqueça das expectativas que talvez tenha almejado no momento de iniciar os seus estudos.

Se no momento da sua formação você não tem um emprego fixo é hora de parar e comtemplar as opções, você poder dar continuidade aos seus estudos, dar seguimento com uma especialização, ou você pode começar a trabalhar, estaremos compartilhando conhecimentos acadêmicos adicionais enquanto de outra maneira você conseguirá uma experiência que só se consegue com o trabalho do dia a dia e a pressão de um serviço profissional.

Mas em ambos os casos devemos saber o que queremos fazer, em que área gostaríamos de crescer, talvez confeitaria, panificação ou cozinha asiática, seja qual for a escolha isso é o primeiro a ser determinado no momento de continuar os estudos para empreender a procura por um trabalho.

Mas é claro, que se você for mais atrevido e confiar plenamente na sua capacidade de cozinheiro, você poderá empreender o seu próprio negócio, desde bombons, serviços especiais ou um restaurante, mesmo sabendo que para isso a parte da confiança também serão necessários conhecimentos básicos de administração e talvez um empréstimo ou um investidor que esteja disposto em comprar a sua idéia para fazer dela uma realidade, isso obviamente também seguindo o seu plano de negócio.

Outra opção é a experiência que aprendemos no caminho. Como é isso? Mas sim, pois podemos aprender muito mais experimentando os sabores, as cores e odores de diversos lugares do mundo. A comida clássica de Paris não é parecida a nenhuma rudimentaria da India. Um insumo pode ser utilizado de muitas maneiras, dependendo do lugar onde seja colocado, um camarão não será tratado da mesma maneira no Chile ou no Japão. Esses são conhecimentos que só serão obtidos com a experiência, talvez você poderia se converter assim num cozinheiro mundial.

A escolha sempre está nas suas mãos e é fundamental nunca deixar de bater nas portas por medo da resposta que talvez seja dada. Ao terminar os estudos você é o único dono dos seus sonhos, sendo assim, seja qual for o caminho escolhido, atreva-se !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *