Site Overlay

As especiarias mais usadas no mundo

Você já visitou um mercado de especiarias do Oriente Médio?

Se já teve essa experiência, provavelmente teve registrado em seus sentidos o aroma particular e profundo do local e de seus produtos. Isso acontece porque ninguém resiste a um bom tempero e a escolha de uma ou várias especiarias para preparar cada prato é obtida, sem dúvida, com o estudo da arte de cozinhar.

As especiarias são insubstituíveis e se tornaram a “alma” dos alimentos. Mas somente com estudo, prática e dedicação eles podem ser introduzidos de maneira a ativar o sabor exato de cada prato. O cuidado e o conhecimento se faz necessário, pois o excesso de especiarias ou uma mistura inadequada pode não favorecer o sabor dos alimentos e ainda estragar a preparação.

Mas, afinal o que são as especiarias? Aqui te damos uma definição rápida: são condimentos e aromas de origem vegetal que são usados ??para dar sabor aos alimentos. Em geral, são sementes de plantas aromáticas e também algumas ervas. Elas foram (e são) muito importantes na história da humanidade, tanto que em tempos antigos a necessidade desses condimentos nas comidas fez com que se criassem as famosas rotas comerciais, com barcos que iam do leste à Europa. Esse fato nos mostra que a importância da preparação de pratos saborosos sempre foi uma prioridade para os seres humanos.

Como já dissemos, o uso de qualquer um desses elementos ou suas variadas combinações não se dão por mero acaso, pois requer um alto conhecimento da arte de cozinhar.

Pensando em te ajudar, fizemos um guia para as especiarias mais utilizados no planeta.

Baunilha
É o tempero mais utilizado no mundo. Não existe sorveteria que não a incorpore em seus produtos. Além disso, é essencial para bolos e cremes de todos os tipos. Não há cozinha brasileira que não leve em consideração esse condimento.

Cravo-da-índia Noz-moscada:
É essencial para algumas sobremesas como o strudel de maçã, de origem na Europa Central. Tem um sabor muito especial, que também funciona muito bem para pratos de carne de porco.

Noz-moscada
Essencial para qualquer molho com sabor intenso. As tortas de maçã também o exigem como ingrediente principal.

Anis
Licores baseados em anis são famosos em todo mundo. Mas esse tempero não tem somente essa aplicação, também é muito importante em sobremesas e em diferentes cortes de carne.

Semente de papoula
É usado principalmente em sobremesas. Por ser proveniente da cannabis não é usada em alguns países.

Pimentas
É uma especiaria que tem muitas variedades e usos, além de estar presente em grande parte dos alimentos que são consumidos diariamente. Uma das mais leves é a pimenta rosa que dificilmente dará sabor a carnes ou sobremesas. Outro tipo é a Jamaica, que tem um grão mais espesso e é amplamente utilizada em molhos.

Para a carne bovina é indicado outro tipo de pimenta: a preta, pois é a que melhor se adapta ao sabor crioulo. Lombo com pimenta do reino, por exemplo, é um prato que nunca falta em nenhum restaurante. Por ser muito picante também é usado em salsichas, linguiças e embutidos. Outra variedade, a pimenta branca é menos forte que a pimenta preta e combina muito bem com carnes brancas e diferentes tipos de peixe.

Finalmente, o pimenta verde é indicada para dar sabor a carne, de qualquer tipo, que contenham muita gordura. O tempero não perde seu sabor e a comida é temperada o suficiente.

Pimentão
É uma especiaria que se assemelha a uma pimenta vermelha e é muito picante. Usado principalmente na carne de porco, mas tem muitos outros usos na cozinha.

Cúrcuma ou açafrão
É necessário para preparar um bom curry. É misturado com outras especiarias, mas mantém o sabor original, o que confere ao molho um sabor profundo.

Mostarda
É um dos condimentos mais conhecidos e utilizados em todo planeta. Seu uso na cozinha quase não tem limites. Certamente haverá poucas carnes de frango ou porco nas quais não está presente. Sem mencionar hambúrgueres, cachorro-quente e sanduíches de todos os tipos.

Cardamomo
Se o prato precisa de um aroma e sabor levemente doce, mas também ácido, esse tempero é o ideal para você. É muito usado em bebidas e doces.

Gengibre
Todos os biscoitos de Natal provavelmente são temperados com gengibre em pó. Isso lhes dá um sabor profundo muito particular. Também é usado em diferentes sobremesas.

Peperoncino
É um tempero muito popular na Itália. Seu sabor é intenso, mas não tão picante. É usado principalmente em molhos de tomate e pizzas.

Alcarávia
É amplamente utilizado em embutidos porque, apesar de ter um sabor picante, é um pouco doce. Realça o sabor de queijos e da carne vermelha.

Cominho
Tem um sabor um pouco amargo que combina muito bem com os alimentos orientais. Mas seu uso na culinária brasileira é muito variado, porque é usado de um ensopado a carne bovina.

Páprica
É uma espécie adequada, embora não seja a única, para embutidos de porco e pratos de carne do mesmo animal. Seu sabor é muito particular.

Açafrão
É de origem iraniana, como os melhores pistaches do mundo. É uma das especiarias mais usadas para preparar sopas, legumes, paellas, frutos do mar e legumes. Tem uma particularidade: seu preço é alto porque possui um alto grau de complexidade na sua preparação.

Achiote ou Urucum
Com sabor agridoce, é amplamente utilizado na América Central e na Amazônia. É usado principalmente em peixes ou para fazer legumes em vinagre.

Canela Semente de coentro
De origem indiana e um pouco amarga, ela é muito usada na preparação de sobremesas. Por isso, sua mistura com o açúcar nas preparações, vai muito bem. É amplamente utilizado em pães doces.

Semente de coentro
É uma das especiarias mais fortes de todas as conhecidas e o principal ingrediente do pastrami. É proveniente do Oriente Médio e seu uso na culinária é muito variado. As carnes ficam muito bem aromatizadas com um toque deste tempero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *